Faço Ideia

segunda-feira, julho 17, 2006

Mas afinal de contas o que é?

"Eu sempre faço isso com todos com quem eu saio", conta Bia*, 29 anos, administradora de empresas. "Vou fazendo sem pedir permissão. Muitos adoram e nunca mais querem transar de outro jeito. Outros dão um pulo na hora, ficam desconcertados e chegam até a broxar com o susto." Rodrigo*, 30 anos, lutador de jiu-jítsu, que ficou com Bia, foi um dos que se afrontaram com a ousadia da parceira. "Cara nunca pensei que uma mulher ia enfiar o dedo no meu cu, não vou negar que foi bom, mas essa coisa de ser lutador e macho não me permitia ir além, e se meus amigos descobrissem? Mas Bia insistiu e disse que isso de eu ser lutador só estimulava mais o lado selvagem dela, que ela queria me ver dominado e eu gostava ela ficava muito louca.
Sinto saudades dela, mas sei lá, acho que não deixo mais ninguém fazer"

A causa da discussão é a prática popularmente conhecida como fio terra, pela qual a mulher insere o dedo no ânus do homem enquanto o casal faz sexo.

Medo de ser gay

Fio terra é apenas uma entre várias técnicas para o estímulo anal do homem. Mas poucos brasileiros heterossexuais conhecem essas técnicas, menos ainda as põem em prática e nenhum confessa que gosta. "Eu sentia tesão no ânus, queria continuar experimentando esse tipo de carícia, vale ou até mesmo a introdução do dedo da minha namorada na hora em que eu estava em cima dela, durante a penetração. Mas tinha uma dúvida que me matava: ficava com medo de ser gay", revela Pedro*, 29 anos, operador da Bolsa de Valores de São Paulo. Na opinião de sexólogos, como a terapeuta sexual Sonia Daud, da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, sentir tesão no ânus não é indício de homossexualidade enrustida. "O ânus é uma área do corpo como outra qualquer e é possível sentir prazer nela sem ser considerado gay", explica Sonia. O que define a homossexualidade é a quem está direcionado o desejo: se a pessoa sente tesão por alguém do mesmo sexo, é homossexual. Se sente desejo por ambos os sexos, é bissexual. Mas, se um homem se excita apenas com mulheres, é heterossexual, independentemente do tesão que sinta ou deixe de sentir em seu ânus.

Segundo médicos, o ânus é uma poderosa região de prazer, tanto no corpo feminino como no masculino. A parte externa do ânus, próximo à abertura, tem grande concentração de terminações nervosas. Por isso, carícias feitas ali por um dedo ou uma língua podem provocar muitas sensações. Já a parte interna do ânus, o reto, acusa pressão mais que sensações. A inserção de um dedo possibilita o estímulo da base interna do pênis, do duto ejaculatório e da próstata, glândula envolvida na produção de sêmen. Essas partes da anatomia masculina podem ser alcançadas pelas paredes internas do reto, perto da abertura, na direção da frente do corpo. "Essa é uma área que pode dar tanto uma sensação de bem-estar como de mal-estar, dependendo da cabeça da pessoa", explica o médico e sexólogo Moacir Costa, autor do livro Amar Bem (Editora Gente).